segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Obrigado!


Romanos,

Acabou uma etapa do caminho glorioso da Legião. Realmente chegamos, vimos e vencemos!

Não foi fácil todo o caminho. Mas quem disse que ia ser fácil?

Um caminho de glória da legião tem de ser feito com passos certos na direcção correcta. E se formos todos juntos ainda melhor.

E nós todos caminhamos juntos… Quem não se lembra do dia da chegada ao campo? Lembram-se todos das dificuldades encontradas, espaço curto para as tendas e construções, muito calor, água com sabor esquisito. O que fizemos nós? Não desistimos…

À noite o primeiro encontro da Legião! E éramos tantos… Mesmo muitos!

A nossa entrada na arena mostrou organização. Ainda sinto um arrepio pelo silêncio com que entramos naquela arena. Os Vexilum na frente! Arrepiante mesmo!

O espírito de BP estava mesmo lá. E sabemos que BP sorriu quando nos viu entrar, sentiu de certeza que o espírito dele estava vivo em cada momento de preparação de cada fato de cada legionário. Foi lindo!

O Raide não foi fácil, mais uma vez o calor atacou. Alguns de vocês “levaram” comigo no raide! O imaginário foi vivido ao máximo naquele posto em Salvaterra do Extremo. Trememos e sorrimos. Era o imaginário ao vivo e vocês sentiram cada pedaço dele (Obrigado Decuriões José e Domingos). Ficamos incomodados por não caminharmos de noite, mas a segurança era mais importante, nos Romanos os problemas foram quase inexistentes. Na barragem recuperamos energias, brincamos e jogamos. Merecemos o descanso e a alegria.

Mas para mim o momento alto chegou no dia do Fogo de Conselho.

A Promessa de Legionário!

Aquele momento foi fantástico. Toda a Legião reunida a prometer lealdade. Foram minutos arrepiantes, em que cada um de vocês deu entrada de corpo e alma na Legião. Vocês mereceram a entrada, como disse a Bea no texto que apresentamos no encerramento “Mantendo a poderosa força Romana, pois de reles passamos a valerosos Legionários”. Foi o momento! Depois conseguimos ficar ali duas horas a conviver, a brincar, e apesar de nem todos terem conseguido fazer tudo o que quiseram, fomos mais uma vez GRANDES.

E as invasões? Bem… o delírio! Aparecemos de dia. Demos a cara. Estivemos unidos. Levamos Generais, Centuriões, Decuriões e bravos Legionários. Fomos juntos! Estivemos juntos! Mantivemos a união em todos os momentos! Ficamos mais fortes! Demonstramos a força e o espírito da Legião. Que mais dizer disto? Apenas talvez mais uma coisa: Dominamos os Templários e os Visigodos sempre dando a cara…

A cada um dos Centuriões, Susana, Catarina, José, Rui, Alex, Pedro e Amílcar obrigado. Sei que a tarefa que vos foi pedida não era nada simples. Nem sempre conseguimos comunicar de forma assertiva, mas penso que conseguimos através dos documentos escritos chegar a um entendimento sobre os pontos principais do campo. Vocês foram os nossos olhos e ouvidos em cada Centúria. Desculpem-me por destacar o José da centúria dos Vespasianus, ele foi o Centurião que ficou com a Centúria em diferentes socalcos, mas não desanimou. Apesar de ser o mais velho em idade de todos nós, o espírito é certamente e muitas vezes mais novo. Um obrigado especial a ti José pela disponibilidade e vontade desde o primeiro minuto.

Em relação a todos os Decuriões, sabemos que não conseguimos falar muito convosco. A vontade existia, o tempo não. Ficamos com vontade de estarmos juntos, conhecermo-nos melhor. Obrigado pelo auxílio aos Generais e Centuriões. Mas a certeza de que fizerem um óptimo trabalho está na alegria demonstrada no final por cada um dos “nossos” Azuis.

Amigo General/Imperador, que posso dizer de ti? Simplesmente que sinto orgulho pelo convite que me fizeste. És grande e aprendo sempre algo de novo contigo. Grande Escuteiro. Um exemplo de Atitude permanente. Obrigado Amigo. Conta sempre comigo, nunca te vou conseguir dizer não a convites escutistas.

Legionários, perguntamos muitas vezes “Quem és tu?” e a resposta foi dada por cada um de vocês, em cada uma das vossas atitudes. Fomos grandes! Somos Grandes! O espírito da Legião ficará na história de cada um de nós, das nossas secções, dos ACANAC’s futuros. Este, fomos nós que o marcamos. E sabemos que "Enquanto houver Luz, daqui até ao fim do Mundo, Somos por Roma e pela Legião!"

A canhota Românica, os sorrisos, as lágrimas e os abraços que partilhamos ecoarão durante muitos anos no Monte Trigo.

Avé Romanos! VENI, VIDI, VICI!

Obrigado!

O vosso General Adjunto e Amigo.

Rui FrancêsPantera Convencida

PS. Foto da Decúria do 20 Covilhã - Obrigado.

8 comentários:

Anónimo disse...

Wow...estou com pele de galinha!

Adorei o texto Rui! Está espectacular!

Continua assim a motivar e inspirar muitos escuteiros. O movimento precisa de grandes homens como tu!=)

Sempre por Roma!!!Avé Romanos

Guardarei-vos para sempre no meu s2!

Inês Lopes, Eq. Águia, G.P.30, 342-Vialonga, Região de Lisboa!

Anónimo disse...

Bem... eu nem sei por onde começar! Li isto já há quase uma hora e estive a arranjar uma forma de conseguir conjugar as palavras de forma a estarem adequadas a tudo o que escreveste.. Acho que é muito dificil defenirmos aquilo que cada um de nós sentiu/sente naquela magnifica semana..
Ao ler este texto, um friozinho invadiu-me.. Acho que diz tudo, tudo aquilo que se pode dizer de mais belo e mágico acerca do XXI ACANAC.
E, só posso concordar com tudo o que disses-te e louvar a tua/vossa atitude perante nós, perante toda a actividade. Foi graças a vocês, que nos prepararam e ajudaram, que conseguimos com que a legião chegasse tão longe. E, não houve ninguém, nenhum "azul" que não desse tudo por ficar mais uma semana, não desse tudo para nos voltarmos a ver... O sentimento é geral.. Todos sentem saudade.. Houve dificuldades, houve obstáculos mas, os bons momentos, toda aquela união, valeu por tudo isso. Foi bom, foi muito bom, podermos ver que todos lutavamos pelo mesmo fim, que todos nos conseguimos unir.
Sem dúvida nenhuma, BP está feliz, por tudo o que juntos construímos, por termos deixado a nossa marca naquele campo. Hoje, cada um de nós é mais um pouco. Hoje, cada um de nós é mais escuteiro, mais humano.
Uma vez mais, obrigado! Por toda a dedicação, pela voz incanssável, por superarem o cansaço e prepararem tudo com tanto empenho. Seguiremos a nossa promessa.. Seremos Romanos para Sempre! Os nossos gritos ficaram gravados no coração de cada um de nós..os abraços, as lágrimas, os sorrisos...E, como já disse antes, o Escutismo precisa de pessoas como tu. Numa simples frase, conseguiste tocar cada um de nós, fizeste com que escutassemos! “Ainda bem que fui Pioneira!”

Obrigado Rui. Obrigado Legião!

Porque quando unidos a força é maior!

Ana, Eq. Pirilampo, Decuria do 20 Covilhã

Hugo Carvalho - Albatroz Desnorteado disse...

Hello Romanvs!!!

É muito... muito bom... ler e sentir a vossas palavras!!! Foram momentos marcantes aqueles que vivemos em campo... momentos sentidos... momentos que nos fazem sentir a força do Ser Pioneiro/Escuteiro!

Obrigado pelas Palavras e cá estaremos sempre prontos a Dar Aquilo que temos e sentimos... sempre com o olhar posto em vocês - Pioneiros!!!

Canhotas Românicas e Fortes Avés para Todos!

O Vosso Imperador e General
Caesar Octavianus Augustus AKA Hugo

PS: Ao meu General Adjunto... Pelas Palavras, que Sinto de forma Especial, um Grande Obrigado! Sabes bem que elas batem em mim e são-te devolvidas em Dobro! ;)

Anónimo disse...

O Acanac foi uma experiencia maravilhosa.

Vai saber bem coser a insignia na camisa.

ROMANOS DOMINARAM TUDO. Todos os romanos entraram no imaginario de uma forma espectacular.

Best camp ever
< 3

H disse...

Ave Romanos
Pois e meus amigos..tds nos sentimos akele bixinho do escutismo k cada vez cresce mais e mais...e o ACANAC foi uma prova k td isto e bom..td akela uniao, td akele esforço, td akele convivio,...tud isto fez com k tds os segundos s tornassem especiais, ate mm akilo k correu menos mal..no meu caso a kestao d m ter deitado mm ali em cima de bosta de vakinha no raid..essa foi so uma entre mts!xD mas ate isso foi bom!eu kero agradecer a tds os k tornaram este sonho possivel, os k tornaram este acamp num momento unico para mim e para tds os k la tiveram!e s kisesse tava aki montes e montes de tempo a descrever td akilo k senti...td akilo k m fez a pioneira mais feliz por fazer parte dos Romanos e dos Amianus Marcelinos:D ficara para sempre..XXI ACANAC!SEMPRE!ROMANOS!SEMPRE!AMIANUS MARCELINOS!SEMPRE!OBRIGADO
Rita Brito,1009 Paderne, Algarve

tipico cubano disse...

Que hei-de d acrescentar...?

o nosso general adjunto esteve no seu melhor...tanto a escrever este texto como e todo o acampamento...! tal como o general..! todos sabemos que o nosso imaginario estava muito bem planeado...assim, vale a pena participar!

a nossa promessa d legionários tinha d ser um momento único...nao é todos os dias k nos juntamos a tão grandiosa legião..! E todos o fizémos como valerosos legionários!

agora, temos uma missao...continuar com as leis d legião daqui em diante...!
espero k se realizem acampamentos d centurias, e quem sabe, um acampamento d legião, para recuperar o espírito romano...!!

fortes canhotas...
ricardo - sertã (optio d traianos)

Anónimo disse...

Olá amigos, só agora me deu para escrever algo sobre o que se passou durante aqueles fantásticos dias em Igaedit (Idanha),e o tempo nestas coisas serve para as ideias amadurecerem e ficarem mais claras.
È e foi com enorme prazer que fiz parte de um sub-campo chamado Romanos liderado por dois excelentes seres humanos e escuteiros de nome Hugo e Rui Francês .Deve-se muito a eles todo o espírito(spíritus), amizade(Amitzia), convívio, organização que se viveu no acampamento, a forma como conseguiram implementar e fazer viver o imaginário em todos os escuteiros ,Pioneiros, Dirigentes ,Cils, a todos....Foi sem dúvida uma experiência que nunca vou esquecer e que gostaria que nunca tivesse acabado .

O fogo concelho foi para mim o momento mais alto do acampamento, espectacular momento de emoção , entrega, alegria que quase levou ao delírio os então Romanos reles e aos agora bravos Legionários. Um dos momentos altos foi também aquela "saída"de toda a legião trajada a rigor com escudos, lanças, foi lindo e fomos realmente os maiores.

Queria realçar outros momentos altos, o espírito de amizade e de telepatia vivido por todos os Generais , Centurões , Decúriões , principalmente o da Centúria Aemilianus , o Jõao(Moreira de Rei),Mesquita(Sesimbra),Joaquim leal(Miranda do Corvo),Carla(Ferreira do Zêzere), Célio, Joana(AEP), Carla(Valbom), Luís, Victor(Sacavém),António(Margaride) que foram espectaculares na criação de um ambiente de união e entreajuda tornando possível por exemplo a realização do pórtico digno desse nome ; tornando possível formar uma organizada e animada Centúria Aemilianus mesmo contra todas aquelas situações difíceis (também faz parte) . A eles um muito obrigado, um até logo e dizer que gostei muito de os conhecer e de ter partilhado esse tempo convosco.



Pena foi que a "organização" do campo da IIIª secção não percebesse que era um Acanac de Centenário em que praticamente tudo o que foi "organizado" por eles (o raid acho que estava bom e engraçado), ficou a km de distância do que era no mínimo exigido, a começar pelo Chefe de campo da IIIª em que não entrou num imaginário riquíssimo em que dava para fazer tanta coisa.O local da concentração mais parecia que foi feito por lobitos, sem símbolos sem gosto e extremamente pequeno para tantos escuteiros; as cerimónias muito, muito fraquinhas, acho que se perdeu uma oportunidade única de levar este acampamento ao delírio. Era o acampamento do 100 anos, BP merecia .Estive no XXºAcanac e a nível de cerimónias esteve bem melhor ;

As avaliações dos campo e o jogos, outra situação incompreensível, quando foi feita, como e que critérios . Quem me conhece a algum anos sabe que nunca comento ou comentei estas coisas de pontuações mas desta vez tenho de falar porque senti um enorme sabor a injustiça por parte dos meus pioneiros primeiro por não saber quais os critérios de avaliação das construções e depois sabendo quem ganhou e não lhes tirando o mérito , antes dela existiam 3 melhores e não era eu que dizia, foram chefes e cils a dize-lo; construção completamente torta, solho (tábuas), fora de imaginário etc..desculpem mas tinha de o dizer em respeito ao meus miúdos que se esforçaram tanto para fazerem as coisas dentro do espírito escutista e dentro do imaginário.

Mas, tudo isto se torna pequeno em comparação com os momentos vividos na Legião Romana e que fez do XXIº Acanac um acampamento que irá perdurar por muito tempo dentro de mim . Ainda hoje me apetece gritar Veni, Vidi, Vici e ROOOOOOMMMAAANNNOOOS

AVÈ para todos os que estiveram no ACANAC 2007 e até breve



LINCE DO MONTE
CENTÙRIA AEMILIANUS

Anónimo disse...

Não me obrigam a ler continuamente todos os documentários, pois desde que sai de do Campo dos Romanos, não consigo esquecer, estes dias passados , tenho tido boas experiências escutistas mas esta ao contrario daqulo que vem noutros blogs de outros campos e mesmo da DNIII, foi a mais rica em tudo, Romanos bem disposto,Decuriões e Centuriões a dar o seu melhor, e um General e seu Adjunto sempre a motivar e a apoiar.
Vamos sentir sempre orgulho de termos estado neste XXI Acanac, e especial no Campo dos Romanos, vivimos o nosso Imaginário como ninguem basta ler todos os nossos comentários, e como alguém diz e é verdade,ficamos com pele de galinha .
Vamos continuar a semear a nossa amizade para mais tarde dar frutos.
A nossa Promessa de Legionário foi espectacular, no adeus por Centuria sentimos a força da Legião.
Romanos, vamos continuar a gritar bem alto para que a voz da Legiao Romanos se possa ouvir por todo o Universo.
Olhai para os Blogs dos outros Campos e vejam quem viveu este Imaginário como nós vivemos, ninguém tem palavras para esprimir o que sentiu a todos os Romanos uma grande Saudação Romana.

Lince da Encosta
Campo Romanos
Sub Campo Vespesianus